Dr. Aluízio denuncia: “rachadinhas” no plantão extra da saúde e obra sem licitação
O médico e ex-prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos Júnior em publicação recente em suas redes sociais (Twitter) denunciou obra sem licitação, além da ocorrência no âmbito da Secretaria de Saúde de Macaé de “rachadinha” de plantão extra. O plantão extra é contabilizado como as horas de uma jornada de trabalho que excedem o período normal de trabalho do servidor e que é pago pelo município pelo serviço adicional. O plantão extra pode ser efetivamente realizado ou constar apenas com um registro falso de um trabalho que não aconteceu.
O servidor plantonista é escolhido por ato discricionário da “chefia imediata” para a realização e recebimento do plantão extra, o que significa dizer que esta pode escolher qualquer servidor plantonista para realização do “ extra” de acordo com oportunidade e conveniência e conforme aponta Dr. Aluízio êxito na “negociata” consiste no planejamento da divisão do salário do plantonista.
A denúncia de Dr. Aluízio sugere que o chefe de determinado Setor da Saúde escolha um servidor com quem exista um prévio ajuste de ratear o valor a ser recebido em contrapartida a indicação do plantão extra, essa divisão de valores é denominada a famigerada “rachadinha”. A devolução de parte do salário, neste contexto é esquema ilícito que representa uma clara e ostensiva modalidade de corrupção.
Average Rating